segunda-feira, 25 de junho de 2018

Rota das emoções

Conheça a Rota das Emoções, uma viagem maravilhosa por três estados brasileiros: Ceará, Piauí e Maranhão incluindo cartões postais incríveis como Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lenções Maranhenses. Veja neste post todos os detalhes da nossa viagem incluindo dicas de onde ficar, melhores passeios e muito mais. Pronto para se apaixonar?

Rota das Emoções: Roteiro de 8 dias por Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses

Com um roteiro que combina paisagens incríveis, muito sol, dunas, praias e águas cristalinas, a Rota das Emoções é uma viagem que percorre o litoral de três estados do nordeste brasileiro: Ceará, Piauí e Maranhão. Seus principais atrativos são Jericoacoara (Ceará), Delta do Parnaíba (Piauí) e Lençóis Maranhenses (Maranhão). Neste post detalharemos cada uma das paradas deste roteiro de 8 dias pela Rota das Emoções.

Como chegar

Você pode começar a Rota das Emoções tanto pelos Lençóis Maranhenses como por Jericoacoara. Nossa sugestão é começar por Jeri, para fechar com chave de ouro nos Lençóis. Foi assim que fizemos a viagem, e aprovamos o roteiro!

Jericoacoara

Desde o ano passado, Jericoacoara tem um aeroporto próprio que conta com voos da Azul e da Gol. Quem preferir também pode fazer a viagem por terra saindo de Fortaleza, são 300 Km de viagem que podem ser feitos de transfer 4×4, ônibus + jardineira, de carro 4×4  alugado ou até mesmo helicóptero.

Lençóis Maranhenses (via São Luis)

Se você optar por começar pelos Lençóis, o aeroporto mais próximos é o de São Luis, que fica a quatro horas de carro de Barreirinhas, uma das principais portas de entrada dos Lençóis Maranhenses.

Pedra Furada em Jericoacoara | Foto: Joanna Saldanha

Quando ir

A principal variável nessa viagem são as lagoas dos Lençois Maranhenses. O melhor período para visitá-las é de junho a agosto, quando as lagoas estão cheias e o tempo está estável. De novembro a janeiro, as lagoas estão mais secas, com nível de água bem baixo.

Para quem está em busca de um local mais tranquilo e vazio, recomendo evitar as férias de verão, entre dezembro e fevereiro, quando a região fica lotada.

Quanto tempo?

Para fazer a Rota das emoções completa, recomendamos no mínimo sete noites. Os três principais destinos da Rota das Emoções tem muitos atrativos, e você ainda vai descobrir longo do caminho cidades e praias menos conhecidas, que também valem muito a pena. Se você tiver mais tempo, melhor! Tem muita coisa linda pelo caminho e tenho certeza que você vai amar curtir tudo com calma

Vale a pena alugar carro?

Sinceramente eu acho que não. Nós fizemos a rota sem alugar carro e usando os transfers locais e foi ótimo. Caso você pense em alugar carro, alugue um 4×4 (as estradas não são das melhores e muitos passeios são na areia e realmente exigem num 4×4). Vale falar também que Jericoacoara e Lençois Maranhenses ficam em Parques Nacionais, e só é permitido entrar veículos cadastrados. Assim, você corre o risco de deixar o carro mais tempo estacionado do que nos passeios.

Para quem quer fazer como nós, indicamos as agências que testamos e aprovamos durante o nosso roteiro pela rota das Emoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário