quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

A PRINCESINHA DO NORDESTE

 O principal cartão postal de Jericoacoara está localizada na principal praia da vila, sinalizando a entrada para o Parque Nacional de Jericoacoara. A caminhada até o topo da duna é feita em poucos minutos partindo de qualquer ponto de Jeri e sua vista panorâmica recompensa cada esforço.

No entanto, o local recebe ainda mais visitantes durante o pôr do sol, momento em que todos agradecem a natureza e cenário encantador que essa parte do litoral cearense oferece.



A Praia da Malhada não possui nenhuma estrutura de barracas e restaurantes, e por isso é ideal para quem busca sossego e privacidade. A praia fica ao lado do Morro do Serrote e sua passagem é formada por bancos de areias, rochas e falésias. 

Quem tiver disposição pode encarar as trilhas que levam ao topo do morro e conferir uma vista panorâmica da vila.


Outra atração turística imperdível em Jericoacoara é a Pedra Furada. O monumento natural está localizado em uma área isolada logo após o Morro do Serrote. O acesso pode ser feito através de trilhas saindo do centro da vila de Jeri ou nos passeios que partem em direção a Praia do Preá e outras lagoas.

O momento de maré baixa é o melhor horário para chegar no monumento natural e durante o mês de julho, o sol se põe dentro da fenda.


Certamente um dos locais mais encantadores de Jeri, a Lagoa do Paraíso é a mais bonita da região. A lagoa é cercada por alguns restaurantes que disponibilizam as famosas redes dentro da água. Um dos melhores estabelecimentos é o Alchymist, uma espécie de clube de praia com armários, banheiros, chuveiro, restaurante e bar.


O acesso até a Lagoa da Tatajuba é feito em um divertido passeio de 4×4 pelas dunas que cercam Jericoacoara. A Lagoa da Tatajuba é cercada por dunas que formam um cenário desértico e paradisíaco. Comerciantes aproveitam o grande movimento de turistas e promovem atividades como SUP, skibunda e tirolesa.


Escondida nas pedras entre as praias de Jericoacoara e Malhada, o Poço do Ananias é uma verdadeira piscina natural que surge durante a maré baixa. 

Por estar camuflada entre as rochas que emergem nas areias da praia, o acesso pode ser um pouco confuso, a melhor forma de encontrar é perguntando por turistas e moradores que estão caminhando na praia, uma vez que a atração turística não possui placas ou sinais de acesso.


Construída em 1945, a Igreja de Nossa Senhora de Fátima é um ponto turístico interessante de Jericoacoara. Inteiramente feita de pedras extraídas do Morro do Serrote, a igreja é palco de inúmeros eventos como a celebração da Coroação de Maria e os festejos da Padroeira e Missa do Galo.


Conhecida como “Pracinha de Jeri”, a Praça Edvá Esmerino da Silva é rodeada de ótimos restaurantes, lanchonetes e bares. O local se tornou um ponto de encontro na vila e fica na Rua Principal.


A principal praia da vila é cercada por coqueiros, cajueiros e dunas. Com águas rasas e poucas ondas, a Praia de Jericoacoara é perfeita para famílias com crianças e praticantes de esportes náuticos como Kite e windsurf. 


Formado por dois pequenos morros de rocha, o Serrote está localizado no lado direito da Vila de Jericoacoara e um dos poucos lugares do Parque Nacional que possui vegetação. 

O morro do Serrote possui diversas trilhas para explorar as falésias e outros locais famosos como a Pedra Furada e a Praia da Malhada.


A atração fica em ponto isolado do caminho entre Jericoacoara e a Praia do Preá. A Árvore da Preguiça ficou famosa pelo seu formato inusitado: a árvore possui um formato curvado e seus troncos parecem repousar em um banco de areia. 

O fenômeno é decorrente dos ventos fortes que cruzam o Parque Nacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário