quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

ROTAS NO MACICO DE BATURITE

 

ROTA CAMINHOS DO MACIÇO – MACIÇO DE BATURITÉ

A rota Caminhos do Maciço não tem um começo e um fim determinado.

Nós tivemos o privilégio de conhecer uma parte dessa rota, que atualmente engloba as cidades de Baturité, Pacoti, Guaramiranga e Mulungu, e pudemos vivenciar um pouquinho de tudo o que o Maciço de Baturité tem para oferecer!

Cada cidade parte da rota possui suas atrações e você pode conhecê-las de uma vez, em apenas uma visita, ou conhecer aos poucos, passando mais tempo em cada cidade e visitando os pontos com calma 

COMO CHEGAR AO MACIÇO DE BATURITÉ

A estrada para chegar até o Maciço de Baturité é super tranquila, pavimentada e em bom estado de conservação.

O melhor caminho vai depender da cidade que você vai visitar, se começar a rota por Baturité, o melhor é seguir pela CE 060. Se for primeiro para Guaramiranga/Pacoti, a melhor opção é seguir pela BR 020 e, na cidade de Campos Belos, pegar à esquerda na CE 253 para subir a serra 

De forma geral, todas as estradas para as atrações são acessíveis a todo tipo de carro, sendo bem tranquilo chegar aos pontos turísticos (só tenha cuidado ao ir para o Pico Alto, vai ser mais sofrido para o 1.0 subir, mas vai com fé que dá!)


BATURITÉ

Baturité, cidade que tem o nome do Maciço, foi uma das mais ricas na época do ciclo do café cearense, sendo sua origem datada do século 18. Porta de entrada da “ilha verde do Ceará”, a cidade está localizada bem ao “pé” da serra, a apenas 171m acima do nível do mar.

Tem cerca de 33 mil habitantes e fica a 93km de Fortaleza.


Baturité em tupi significa “serra verdadeira” ou “serra por excelência”, nome muito bem colocado pelos indígenas, os primeiros habitantes, pois nessa região a natureza é viva, é completa, é fantástica – lá se encontra uma das últimas reservas de Mata Atlântica do Ceará.

Trilhas ecológicascachoeirasartesanatocomida típica cearense, um povo animado e acolhedorartehistória e muita cultura são algumas coisas que você encontra na cidade de Baturité.

Ademais, um profundo sentimento religioso e a herança jesuítica são traços fortes dessa cidade.

A rota Caminhos do Maciço em Baturité leva você a se conectar com a história da cidade desde a sua origem, perceber a sua importância econômica e social para o Ceará, conhecer acontecimentos fundamentais para o desenvolvimento do estado e da região e entender mais sobre a sua cultura.


MOSTEIRO DOS JESUITAS

Essa belíssima construção inaugurada em 1927 era uma casa apostólica da Companhia de Jesus, o antigo Seminário Menor Coração de Jesus, e também funcionava como colégio para os internos.

Além disso, no local também fica a Fazenda Caridade, onde até hoje existe uma plantação de Café de Sombra, e o café é colhido, torrado e moído por lá, sendo comercializado com a marca Café do Mosteiro.

É um lugar de muita tranquilidade, onde se pode fazer um retiro, realizar um evento ou apenas se hospedar e desfrutar de toda a paz e beleza que há por lá (e da vista deslumbrante também)!

Mosteiro dos Jesuítas
End.: Sítio Olho d’Água – Baturité
Tel.: (85) 3347.0362 / 99220.7227
Horário de funcionamento: todos os dias de 8h às 12h e de 13h às 17h
Entrada: a visita é gratuita
Instagram: @mosteirodosjesuitas
E-mail: secretaria@mosteirodosjesuitas.com.br
www.mosteirodosjesuitas.com.br



ESTACAO FERROVIARIA

A antiga Estação Ferroviária de Baturité, inaugurada em 1882 (na época do Império, no governo de D. Pedro II), hoje é um museu com diversos objetos que remontam à época da colonização do Ceará.

É um dos edifícios mais antigos e importantes da cidade, localizado, inclusive, em uma das principais praças, mantendo viva a sua história e a memória da relevância de Baturité para a economia do estado.

Dentre os itens expostos estão peças de trens, móveis, objetos usados na época (tem uma mala super antiga, daquelas que parecem um baú) e até os bilhetes que eram utilizados!

Museu Estação Ferroviária de Baturité é um dos poucos lugares no Ceará que guarda tantos elementos originais e históricos.

Era a partir de lá que se escoava a produção do café, e por sua importância histórico-cultural e sócio-econômica, está em processo de tombamento.

Achamos super interessante e o lugar rende fotos maravilhosas! #ficaadica para o booking pré-wedding


Museu Estação Ferroviária de Baturité
End.: Praça Osmar Marinho, Putiú – Baturité
Tel.: (85) 99951.5110

Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 8h às 18h, sábado das 8h às 14h e domingo das 8h às 12h
Entrada: Gratuita
E-mail: cultura@baturite.ce.gov.br
www.baturite.ce.gov.br/



OUTROS ESTABELECIMENTOS E ATRAÇÕES DA ROTA EM BATURITÉ

  • Hotel Fazenda Repouso das Águas – chalés com ambientação rústica, restaurante aberto ao público, piscina, campo de futebol, arvorismo, passeio de charrete e cavalo e visita ao plantio de sementes;

  • Fabeer Cerveja Artesanal – além de degustar, o visitante pode conhecer o processo de fabricação de 3 tipos de cerveja (duas em estilo americano e uma no estilo inglês);

  • Central de Artesanato – localizada ao lado do Museu Estação Ferroviária, em um antigo armazém, com peças produzidas por artesãos locais com palhas de carnaúba, palha de bananeira, madeira, argila, crochê, entre outros;

  • Feira Livre de Baturité – feirinha que anima a cidade nos fins de semana e tem de um tudo, desde roupas a alimentos e produtos regionais;

  • Igreja de Santa Luzia – construída para atender aos flagelados da Grande Seca (ou seca dos 3 setes);

  • Museu Comendador Ananias Arruda – uma casa-museu com objetos, documentos e fotos da família Arruda, que mostra a história desse importante cidadão de Baturité;

  • Igreja Nossa Senhora da Palma – construída no estilo barroco, é um registro histórico-arquitetônico do antigo aldeamento jesuíta do século 18;

  • Via Sacra Pública de Baturité – escadaria com 365 degraus, inaugurada em 1958;

  • Ecomuseu Comunitário da Serra do Evaristo – possui acervo com objetos indígenas da época pré-colonial, alguns com mais de 700 anos. Fica na comunidade quilombola do Evaristo e tem uma linda vista panorâmica do alto da serra;

  • Mirante do Cruzeiro e Instamon – um mirante com uma bela vista da cidade, que possui uma cruz erguida por jesuítas no alto. Perto do local fica o Instituto de Arte e Cultura do Monte Cruzeiro, que desenvolve ações culturais com crianças da comunidade;

  • Cachoeira da Santa Edwiges – localizada no Hotel Parque das Cachoeiras;

  • Cachoeira do Perigo – localizada perto da Pousada Recanto das Cachoeiras, com acesso à sua parte superior através de uma trilha por dentro da Mata Atlântica e à sua base através do Guara Park.
  • PARQUE DAS TRILHAS 


Nenhum comentário:

Postar um comentário