quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

PACOTI/CEARA

Pacoti é uma cidade no alto da serra que leva o mesmo nome, chamada pelos antigos como a Princesinha da Serra de Baturité, a cidade fica dentro da Reserva do Maciço do Baturité, vizinha a charmosa GUARAMIRANGA, a serra de Pacoti é pacata e de clima ameno.

Mas não se engane, Pacoti tem muito a oferecer para quem procura um destino diferente aqui no Ceará, em roteiros de aventuras, romances ou culinários, sim, na serra tem restaurantes requintados e hotéis e pousadas de muito bom gosto.

As delicias da serra de Pacoti

Todo o Maciço de Baturité é recheado de belas paisagens e trilhas radicais (para trekking ou hiking) entre outras tantas aventuras e Pacoti é a base perfeita para rodar pela serra..

Ou mesmo passear a noite pelas noites frias e charmosas desde Palmácia até GUARAMIRANGA, e claro na histórica Pacoti, aproveitando bem o dia em passeios divertidos como o Caminho da Linha da Serra que leva você até o Santuário de Nossa Senhora do Globo, com vista panorâmica da serra.

Uma dica massa é o Festival de Flores da Serra (sempre em julho) em Pacoti com shows e atrações culturais além de oficinas de arranjos florais.

Sim, a discreta cidade ainda recebe, desta vez em Setembro, o Festival de Teatro, num bate e volta com a vizinha GUARAMIRANGA, (6 km de distancia) compartilhando apresentações teatrais gratuitas.

É uma excelente desculpa para subir o Maciço com os amigos e saborear aquele fondue.

O que fazer em Pacoti: 7 Passeios pelas Serras

A cidadezinha é bem típica das serras cearenses, pequena e pacata, não tendo muitas opções de lazer dentro da cidade. Só que a grande sacada de Pacoti é sua localização, perto de vários passeios divertidos para se fazer.

Por isso dá para fazer inúmeros bate e volta pelas serras.

#Passeio.1: Ecomuseu

Um espaço de exposições e palestras a respeito do patrimônio cultural e natural da serra de Pacoti, essa é a proposta do Ecomuseu. O mais legal que acho é que o museu é o primeiro construído com plástico reciclável no Brasil e é ponto de partida para explorações históricas e ecológicas pela região.

#Passeio.2: Sitio São Luis

A chamada Rota do Café ou Rota Verde do Café, que percorre parte da Serra do Baturité. O sitio São Luis fica em Baturité e é um mimo, as pessoas são gentis e atenciosas enquanto você toma um café delicioso ouvindo as histórias do lugar. Nota 10.

#Passeio.3: Chalé Nosso Sítio

O restaurante do Chalé Nosso Sítio (Pacoti) é aberto ao publico e é uma boa opção para você trocar umas ideias com os amigos e provar da culinária da serra.

O chalé oferece passeios de caiaque e pedalinho na lagoa e também passeio à cavalo e charrete entre outras diversões.

#Passeio.4: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição data do ano de 1880, conservada e de beleza arquitetônica é um convite ao passado e a fé.

#Passeio.5: Praça José Mota Pontes (Polo de Lazer)

Uma pracinha pequenininha e toda arborizada, no sentido de uem vai descer a serra pela Palmácia, muito legal para se tirar fotos e seguir viagem.

#Passeio.6: Arco Nossa Senhora de Fátima (Arco do Triunfo)

Uma homenagem pela passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima no ano de 1953, o Arco do Triunfo é o marco de entrada da cidade cheia de histórias.

#Passeio.7: Capela de Donaninha

Quem vai ao Pacoti subindo pela estrada de GUARAMIRANGA, irá cruzar com uma capelinha branca e enigmática no meio da estrada, é a Capela da Donaninha, de 1941. Linda e misteriosa.

Por fim, a Estancia Vale das Flores que é um hotel de lazer em Pacoti e por isso não está na lista, mas vou citar para você saber. A estrutura de lazer da Estancia é ampla, mas só para hóspedes (sem custo adicional) com piscina de adulto e criança, cascata, caiaques, pesque e pague, bicicletas, cavalos, charrete, parque infantil.

Entrando no clima da serra do Pacoti

Vá até Pernambuquinho (Pacoti), onde fica o Pico Alto, e aprecie o segundo lugar mais alto do Ceará. Pegue a estrada que leva para a Linha da Serra, no alto do Pacoti, até o Santuário de Nossa Senhora do Globo. Ou descendo a serra para o lado de Palmácia onde o rio desce acompanhando a estrada formando ótimas trilhas dentro da natureza mata adentro.

Uma dica de economia: Os preços são mais acessíveis em Pacoti do que sua vizinha GUARAMIRANGA,(6 km) e muita gente faz a ponte diariamente entre as duas cidades em busca de outros ares.

Algumas dicas do Maciço de Baturité

O Maciço de Baturité é uma Área de Proteção Ambiental (APA) por isso existem muitos balneários naturais em Pacoti, GUARAMIRANGA e Baturité, com muitas cachoeiras, trilhas e rapel.

Como o Recanto das Cachoeiras, em Baturité, no Sítio Labirinto, por volta de 7 km subindo a serra no sentido GUARAMIRANGA O Recanto oferece cascatas e piscinas naturais, trilhas ecológicas e rapel (são cobradas taxas).

Vizinho ao Recanto das Cachoeiras tem o Camping Lua Azul, para quem curte o contato dentro da natureza o Lua Azul é ótima opção.

Subindo mais a serra você chegará ao Parque das Cachoeiras (Guaramiranga) com suas lindas quedas d’água, lá também tem taxa de entrada que libera o parque aquático (natural), restaurante e ao playground.

Pacoti/Guaramiranga

Inclusive é em Guaramiranga, onde ficam as cachoeiras mais procuradas como a cachoeira de São Paulo, a do Perigo, a do Poço da Veada e a cachoeira do Cipó.

Te lembra que GUARAMIRANGA, fica a apenas 6 km de Pacoti e ainda tem o turismo rural, como em Aratuba (a cidade mais alta do Ceará) com seu engenho de cana, a Pingo de Ouro ou o Sítio Rio Negro (Guaramiranga) com sua queijaria orgânica e também por Guaramiranga o Sitio Águas Finas, que faz parte da Rota Verde do Café, oferece além de deliciosos cafés e histórias uma ótima trilha ecológica.

E caso desça para o lado de Aratuba não deixe de passar no Restaurante do Alemão, em Mulungu (no Lameirão). Aproveite também o mirante da estrada do Mulungu para aquela sessão de fotos.

Você já percebeu que Pacoti é uma ótima base pra passeios? Pois sim, por lá também tem a pousada Portal da Montanha que tem uma trilha 100% dentro da mata, inclusive eles não costumam abri-la para mochileiros inexperientes, mas que ela vale muito a pena isso vale.

A moçada do Aventuras Sem Fim conta a história de uma trilha no PORTAL DA MONTANHA.

Pacoti e a vida noturna

Existem poucas (mas boas) opções em Pacoti para curtir a noite, como o barzinho do Nosso Sítio, já no centro, ao redor da praça tem pizzarias e bares, mas a melhor noite da serra realmente é a de GUARAMIRANGA o clima gostos, as ruas pequenas e a culinária refinada fazem o roteiro perfeito para uma noite romântica.

São bodegas, galerias, restaurantes, cafés, feirinha… tudo pronto para aquele passeio de mãos dadas ou corpos colados. E se for durante o dia, a Pousada dos Capuchinhos (1934) é destino certo, assim como também o Teatrinho Rachel de Queiroz e a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes (também é chamada de Igreja da Gruta).

Passando em Baturité

Baturité já foi a cidade do café na metade do século XIX, com 2% da produção nacional de café, por isso uma das primeiras ferrovias do Ceará foi posta na cidade, que transportava café e algodão para o porto do Mucuripe, em Fortaleza.

Eu considero uma visita no MUSEU DE BATURITE uma ótima opção na serra, o museu guarda várias peças do século passado como bancos da antiga estação de trem, vitrolas e outras peças históricas da época de ouro do café. (A entrada é franca).

O museu aliás é a antiga estação ferroviária de Baturité (1870).

Outro passeio que você deve considerar em Baturité é o do Mosteiro dos Jesuítas, lindo e histórico, apesar de hoje servir também como hospedagem e local para alguns eventos.

Concluindo

Pacoti é um ótimo roteiro Ceará, barato e de fácil acesso, você pode incluir nos seus pacotes de viagem quando desejar dar um tempo nas maravilhosas PRAIAS DE FORTALEZA

Distancias:

Pacoti — Guaramiranga: 6 km
Pacoti — Mulungu: 19 km
Pacoti — Palmácia: 23 km
Pacoti — Baturité: 25 km
Pacoti — Aratuba: 37 km


Nenhum comentário:

Postar um comentário