quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

ROTA VERDE DO CAFE NO CEARA/SEBRAE

Sebrae Ceará vem construindo, desde 2013, práticas para o desenvolvimento sustentável da Região do Maciço de Baturité, interligando a fluência empreendedora do território no Turismo, Agronegócio e Economia Criativa. A Rota Verde do Café surge como uma chave-mestra capaz de abrir caminhos para o desenvolvimento territorial sustentável. O Maciço de Baturité no Ceará é uma região que abriga uma área de proteção ambiental, abrangendo 32.690 hectares. Um verdadeiro cinturão verde que encobre a serra de Baturité, de uma fauna e flora exuberantes, pauta para pesquisadores e amantes da natureza e morada nobre do Café de Sombra que há décadas contribui para preservação ambiental da Serra.

É um cenário interiorano que interliga os caminhos da Rota Verde do Café, onde por todo canto, encontramos o Café Sombreado – cultivado literalmente à sombra da mata - protegido, assim, dos raios intensos do Sol e fazendo com que o solo permaneça rico em nutrientes, adubado com a própria palha do café e umedecido pelas folhas das árvores, principalmente das ingazeiras.

Essa forma de cultivo vem tornando os cafezais produtivos e livre de produtos químicos. É um Café puro, 100% arábica, colhido pelo pequeno agricultor de forma tradicional e artesanal dentro de um sistema sustentável capaz de gerar, ao mesmo tempo, preservação ambiental, emprego e renda, manter às tradições e o patrimônio cultural vivos na narrativa dos antigos proprietários, nas casas igualmente centenárias, no café coado, no jeito de ser dessa gente do interior, cheia de sabedoria e poesia.

Folder Rota Verde do Café

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário