quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

SERRAS / ROTEIROS COM CACHOEIRAS E TRILHAS


 As serras do Ceará e suas cidades serranas e tem clima agradável que varia em torno de 17ºC a 22ºC, o que atrai turistas do mundo inteiro que buscam tranquilidade bem como ar puro e um contato com a natureza.

As Serras do Ceará, longe da área costeira, é marcado por diversas formações montanhosas, com altitudes que chegam a ultrapassar os mil metros.

Diferente do resto do estado, a região serrana do Ceará possui clima úmido e florestas com árvores que podem chegar aos 30 metros de altura. Os vales planos são ideais para o cultivo de flores e frutas.

……………As chapadas, onde a altitude pode chegar aos 900 metros, possuem reservas ambientais como a Chapada da Ibiapada e a Chapada do Araripe. Na primeira fica localizado o Parque Nacional de Ubajara e na segunda a Floresta Nacional do Araripe.


Tanto em uma quanto em outra podemos entrar em contato com grutas e cavernas milenares e uma vegetação única no mundo.

……………Quem quiser passar alguns dias na região pode contar com os inúmeros hotéis e pousados espalhados pelas serras cearenses. A diária costuma variar entre R$150,00 e R$250,00.


Quem gosta de altura e atividades radicais não pode deixar de conhecer a serra da Meruoca e a serra do Baturité que abriga o Pico Alto com 1.114 metros de altura. A trilha íngreme permite ao visitante uma experiência única de beleza e contato com a natureza.


Outras áreas de concentrações vegetais são encontradas na serra da Meruoca, na encosta sudeste do Estado, e nas Guaramiranga – Pico Alto serras de Maranguape e Baturité. Esta última abriga o Pico Alto, com 1.114 metros.

Localizado no município de Guaramiranga, é um dos pontos mais altos do Ceará. A subida íngreme e o contato com a natureza exuberante tem atraído milhares de turistas anualmente.

O ponto culminante do Estado é o Pico da Serra Branca, localizado no município de Monsenhor Tabosa, com 1.154 metros.

Já imaginou um lugar que é formado por 4 biomas – Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado e Mata Amazônica (mesmo estando bem longe da Amazônia), um lugar que é um dos 3 únicos do Brasil a produzir um tipo específico de café, que foi pioneiro no cultivo desse grão no Ceará, que mantém bem conservadas construções do século 19 e 20 e onde as pessoas têm um grande amor pela terra, pelas raízes, pela sua história e cultura? Esse lugar é o Maciço de Baturité, no Ceará! E na rota Caminhos do Maciço você pode sentir o gostinho de cada um desses 4 aspectos  – história, cultura, paisagens lindas e, claro, café!



O Maciço, ou Serra, de Baturité é uma formação geológica que fica a cerca de 2h de Fortaleza, na região Centro-Norte do Ceará.

Essa serra é composta por 13 municípios – Baturité, Pacoti, Palmácia, Guaramiranga, Mulungu, Aratuba, Capistrano, Itapiúna, Aracoiaba, Acarape, Redenção, Barreira e Ocara – e nela há a maior área de proteção ambiental do estado do Ceará, com mais de 32 mil hectares de fauna e flora abundantes.

Essa “ilha verde cearense” se torna ainda mais incrível pelo fato de 4 tipos de biomas diferentes estarem presentes nela (Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado e traços de Mata Amazônica, como citei anteriormente).

A região é muito famosa por sua produção de café, tendo também vários atrativos turísticos, que a cada ano são mais desenvolvidos.

Hotéis maravilhosos, restaurantes de dar água na boca e vistas de tirar o fôlego são apenas algumas das coisas que você pode encontrar por lá.


Em 2015 foi inaugurada no Maciço de Baturité a Rota Verde do Café, com o incentivo do SEBRAE Ceará, que buscou promover o desenvolvimento sustentável da cafeicultura na região, capacitando alguns empreendimentos e fomentando o agronegócio e o agroturismo.

Essa rota é formada por hotéis, restaurantes e propriedades produtoras do Café de Sombra (forma de cultivo onde o grão é protegido dos intensos raios solares, deixando o solo rico em nutrientes, adubado pela própria palha do café e umedecido pelas folhas das árvores).

O café encontrado em grande parte da serra é o café Arábica, puríssimo e delicioso!

Em 2019, mais precisamente final de setembro, o SEBRAE Ceará, junto com empresários, órgãos do governo e instituições afins, inaugurou mais uma rota na região do Maciço de Baturité, o Caminhos do Maciço.

Essa rota é uma sub-rota da Rota Verde do Café, e, do mesmo modo, tem o objetivo de estimular o desenvolvimento sustentável na região, além de promover o desenvolvimento territorial,  abrangendo também atrativos ligados à história, cultura e gastronomia do Maciço.







Nenhum comentário:

Postar um comentário